Imprimir

Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação tem início na Fundação João Pinheiro

Data de publicação .

Professor David Crump, da University of Maryland, ministrou a conferência de abertura

Teve in√≠cio nesta quarta-feira, 25 de novembro, no campus Brasil da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, em Belo Horizonte, o VII Semin√°rio Anual da Rede Brasileira de Monitoramento e Avalia√ß√£o. Com o tema central Diversidade na avalia√ß√£o: m√ļltiplos olhares e abordagens, a edi√ß√£o 2015 do evento, que acontece at√© sexta-feira, 27, tem uma intensa programa√ß√£o de confer√™ncias, minicursos, pain√©is e sess√Ķes tem√°ticas de apresenta√ß√£o de trabalhos.

Participaram da abertura oficial do semin√°rio, √†s 18h, o secret√°rio de Estado de Planejamento e Gest√£o de Minas Gerais, Helv√©cio Magalh√£es, o presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Roberto Nascimento, e o diretor de Centro de Educa√ß√£o Aberta e a Dist√Ęncia da Universidade Federal de Ouro Preto, Helton de Paula, al√©m dos membros da comiss√£o organizadora do evento, professores Let√≠cia Godinho (Escola de Governo/FJP) e Breynner Oliveira (UFOP).

‚ÄúEssa abordagem dos m√ļltiplos olhares √© muito coerente com a exig√™ncia da avalia√ß√£o e do monitoramento das pol√≠ticas p√ļblicas. Avalia√ß√£o multidimensional, multifatorial, interdisciplinar, seja como queiram chamar, exige um processo muito sofisticado para fazer sentido e redundar insumos agregando valor √†s pol√≠ticas p√ļblicas, √† sua calibragem, ao seu redimensionamento‚ÄĚ, observou o secret√°rio Helv√©cio Magalh√£es. ‚ÄúAvaliar e, a partir da√≠, retomar esse ciclo para qualificar a pol√≠tica √© um esfor√ßo que tem que ser permanente, √© uma decis√£o de persist√™ncia na esfera da gest√£o‚ÄĚ, completou.

Helv√©cio Magalh√£es destacou ainda a necessidade da cria√ß√£o de espa√ßos mais organizados e permanentes de avalia√ß√£o e de monitoramento das pol√≠ticas. ‚ÄúQuero colocar √† disposi√ß√£o da Rede n√£o s√≥ a Funda√ß√£o, mas toda a estrutura do Estado, porque n√≥s precisamos desse esfor√ßo de avalia√ß√£o e monitoramento e estamos dispostos a ser um √≥timo campo de teste e execu√ß√£o de v√°rias a√ß√Ķes‚ÄĚ.

Para o presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Roberto Nascimento, as reflex√Ķes e as trocas de experi√™ncias ao longo das atividades a serem desenvolvidas ao longo do semin√°rio s√£o extremamente importantes. ‚ÄúSabemos que, em pa√≠ses continentais com as caracter√≠sticas do Brasil, que combina grande popula√ß√£o, extenso territ√≥rio e uma elevada descentraliza√ß√£o federativa, as desigualdades sociais e econ√īmicas, as atividades de avalia√ß√£o e monitoramento de pol√≠ticas p√ļblicas desempenham papel ainda mais relevante no sentido de tornar mais eficiente e efetiva a a√ß√£o do Estado Nacional‚ÄĚ, afirmou.

Semin√°rio - A confer√™ncia de abertura do Semin√°rio foi ministrada pelo professor da University of Maryland, David Crump. Mais cedo, tamb√©m nesta quarta, tiveram in√≠cio os quinze minicursos programados sobre avalia√ß√£o e monitoramento de pol√≠ticas p√ļblicas. At√© sexta-feira, ser√£o sete pain√©is e 19 sess√Ķes tem√°ticas, al√©m de sess√£o de p√īsteres e apresenta√ß√£o de mais de 50 trabalhos.

Iniciativa - Organizada pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) em parceria com a Fundação João Pinheiro, a Universidade Federal de Ouro Preto e a PUC Minas, a sétima edição do seminário está sendo realizada no contexto especial do Ano Internacional da Avaliação. O objetivo desta iniciativa é fomentar a apresentação e a análise crítica de diferentes tipos de práticas avaliativas e promover o debate, o amadurecimento ético-político e o aprofundamento técnico da área de avaliação no Brasil.

Rede - √önica plataforma no pa√≠s que re√ļne gestores, agentes p√ļblicos, √≥rg√£os de fomento, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na avalia√ß√£o dos setores p√ļblico e privado, a RBMA tem como miss√£o fortalecer a cultura de monitoramento e avalia√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas e programas sociais no Brasil por meio do interc√Ęmbio de experi√™ncias e conhecimentos.

Para conferir a programação, acesse: http://rbma.net.br/

Professor Breynner Oliviera (UFOP/RBMA), Roberto Nascimento (presidente da FJP),

Helvécio Magalhães (Secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais),Helton de Paula (UFOP) e Letícia Godinho (FJP)

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br/

 

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial