Fundação João Pinheiro apresenta balanço do comportamento da economia mineira no segundo quadrimestre de 2015

Dados são parte da publicação Boletim de Conjuntura Econômica de Minas Gerais

A Fundação João Pinheiro (FJP) vai realiza nesta quarta-feira, 4 de novembro, o seminário de lançamento do Boletim de conjuntura econômica de Minas Gerais - 2º quadrimestre de 2015. No evento, será apresentada a revisão do desempenho das economias mineira e brasileira entre os meses de maio e agosto, com análise de dados referentes a comércio exterior, finanças públicas, mercado de trabalho e às séries temporais do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral do estado, com ajustes sazonais.

Aberto à contribuição de professores/pesquisadores da FJP e de outras instituições, o seminário será composto por sete apresentações: Desaceleração global e ajuste econômico na periferia; Decomposição setorial da variação do PIB de Minas Gerais; A indústria da extração de minério de ferro e o novo cenário econômico global; O desempenho recente da indústria de transformação de Minas Gerais; Geração e distribuição de água e eletricidade: o clima e a ação humana; Desafios e oportunidades para a mineração no Estado; Emprego e renda na atual conjuntura econômica; Indicadores do mercado de trabalho estadual; A estrutura econômica de Minas Gerais; Comércio e serviços com o mercado interno em retração; A produção agropecuária recente: principais resultados; Panorama Recente das Exportações Mineiras; Finanças públicas estaduais em 2015; e Finanças públicas municipais.

Aberto ao público, o seminário Boletim de conjuntura econômica de Minas Gerais - 2º quadrimestre de 2015 será realizado no auditório principal do Campus Pampulha da Fundação João Pinheiro (Alameda dos Oitis, 140, São Luiz), a partir das 9h.

Informações para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588