Imprimir

Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro participa de mapeamento de vulnerabilidade social de 16 regi√Ķes metropolitanas brasileiras

Data de publicação .

Projeto coordenado pelo Ipea apresenta indicadores sobre infraestrutura urbana, capital humano, renda e trabalho

 

O Instituto de Pesquisa Econ√īmica Aplicada (Ipea) lan√ßa nesta segunda-feira, 5 de outubro, em S√£o Paulo, a publica√ß√£o √ćndice de Vulnerabilidade Social - Regi√Ķes Metropolitanas. Desenvolvido pela em parceria com a Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro e o Programa das Na√ß√Ķes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o estudo apresenta a evolu√ß√£o de 16 RMs entre 2000 e 2010 e identifica situa√ß√Ķes indicativas de exclus√£o e vulnerabilidade social.

O projeto se apoiou na defini√ß√£o de um √ćndice de Vulnerabilidade Social (IVS), utilizando-se dos dados das pesquisas do IBGE, estabelecendo um di√°logo entre o IVS e a plataforma do Atlas do Desenvolvimento Humano (ADH) no Brasil, um projeto desenvolvido por meio da parceria Ipea/PNUD/FJP.

O IVS √© composto por 16 indicadores divididos em tr√™s dimens√Ķes: infraestrutura urbana, capital humano, e renda e trabalho. A publica√ß√£o aponta o avan√ßo dos indicadores em todas as dimens√Ķes, refletindo a amplia√ß√£o do acesso, pela popula√ß√£o, aos direitos sociais.

¬†(*Com informa√ß√Ķes da Assessoria de imprensa do Ipea)

 

Informa√ß√Ķes para a imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea

(61)2026-5334

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: https://www.facebook.com/fjpoficial