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Apresentação GPED

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O Brasil universalizou, recentemente, o ensino fundamental e trabalha duro para universalizar a educação infantil e o ensino médio. Em breve, todos estarão matriculados na escola, mas teremos professores em quantidade e em qualidade para dar conta dessa universalização?

In√ļmeras pesquisas recentes do campo educacional alardeiam a crise que assola a profiss√£o docente. Essa crise possui in√ļmeras facetas, dentre as quais destacamos: 1) a queda da procura pelos cursos de licenciatura, acompanhada pela queda do n√≠vel dos estudantes que ingressam nesses cursos; 2) o aumento da evas√£o nos cursos de licenciatura; 3) o desinteresse dos formandos dos cursos de licenciatura pelo trabalho na educa√ß√£o b√°sica; 4) os egressos dos cursos de licenciatura permanecem pelo menor tempo poss√≠vel lecionando; 5) os altos √≠ndices de absente√≠smo nas redes de ensino p√ļblicas, absente√≠smo esse fortemente determinado pelo adoecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores da educa√ß√£o; 6) o grande n√ļmero de professores tempor√°rios nas redes de ensino p√ļblicas, sendo que tais professores, muitas vezes, n√£o possuem forma√ß√£o para o magist√©rio; 7) a alta rotatividade dos professores nas escolas; 8) o abandono da profiss√£o por professores experientes; 9) a escassez de professores especialistas, sobretudo, em determinadas √°reas.

Partindo da hip√≥tese de que a profiss√£o docente atravessa uma crise e de que essa crise provoca, dentre outros fen√īmenos, o abandono da profiss√£o pelos professores, o Grupo de Pesquisa sobre Evas√£o Docente (GPED) do Centro de Estudos em Pol√≠ticas P√ļblicas (CEPP) da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) elege como objeto de estudo a evas√£o docente e os fatores relacionados com a evas√£o docente, do √Ęmbito da forma√ß√£o e da condi√ß√£o dos professores.

Líderes do grupo junto ao CNPq: Marina Alves Amorim e Aparecida Maciel da Silva Shikida