Imprimir

Apresentação

Data de publicação .

O Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi) da Fundação João Pinheiro (FJP) foi criado em dezembro de 2014 com o intuito de reunir pesquisadores lotados em diversas áreas da instituição, que trabalhavam isoladamente com gênero e diversidade. Composto por estudiosos de campos diferentes do conhecimento, ele é um grupo multidisciplinar que busca trabalhar de forma articulada as diversas pesquisas aprofundando a discussão acerca de gênero e diversidade, políticas públicas e gestão pública. Pautado pelo desenvolvimento dos movimentos e dos estudos feministas, o grupo realiza estudos e pesquisas, bem como assessora a órgãos públicos e a movimentos da sociedade civil dedicados a temática de gênero e diversidade na promoção da equidade.

O cuidado com a diversidade e a diferença é um princípio do grupo que considera as mulheres em sua diversidade e especificidades. Não se pode e nem se deve esquecer que, por exemplo, a classe social, a raça/etnia, a orientação sexual e a geração também atravessam as mulheres, sobrepondo identidades e desigualdades. Além disso, é preciso ressaltar que trabalhar com gênero não significa trabalhar apenas com mulheres, e sim com mulheres e homens e com as relações socioculturais estabelecidas entre eles. Em parte, por isso, o grupo se propõe a trabalhar com gênero e diversidade, estabelecendo um diálogo em suas pesquisas entre as teorias feministas e as teorias da diversidade.

Cabe observar, também, que o Egedi tem procurado não restringir seus estudos de diversidade a estudos feministas, que articulam a categoria gênero com outras categorias. O Grupo está também consolidando uma segunda frente de atuação preocupada, sobretudo, com os estudos de raça/etnia, balizados especialmente pela tônica da diversidade. Neste enfoque, a diferença assume um aspecto positivo relacionado à luta em favor do reconhecimento de direitos de grupos ou setores tradicionalmente marginalizados na sociedade.

Líder do grupo junto ao CNPq: Ana Paula Salej Gomes

Vice-líder do grupo junto ao CNPq: Marina Alves Amorim

Registro do grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548192308042079