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Curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro recebe nota m√°xima do Guia do Estudante

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Escola de Governo da FJP obteve o selo cinco estrelas pela s√©tima vez na categoria Excel√™ncia especializada. Faculdade foi a √ļnica institui√ß√£o do estado e uma das seis do pa√≠s a conquistar a nota m√°xima na avalia√ß√£o.

 

O curso de Administra√ß√£o P√ļblica (Csap) da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP), ministrado pela da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, recebeu pela s√©tima vez o selo de qualidade cinco estrelas na avalia√ß√£o de cursos superiores, realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, no ano de 2017. A publica√ß√£o est√° dispon√≠vel na revista Guia do Estudante Profiss√Ķes Vestibular 2018, que passou a circular nas bancas este m√™s.

Em sua 27¬™ edi√ß√£o, a tradicional avalia√ß√£o de cursos superiores mediu a qualidade de 16,7 mil gradua√ß√Ķes, por meio de uma pesquisa de opini√£o feita com professores e coordenadores de curso. Na avalia√ß√£o, os consultados emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (tr√™s estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas), levando em considera√ß√£o aspectos como professores mestres e doutores, projeto pedag√≥gico atualizado e afinado com a realidade da profiss√£o, inova√ß√£o nas metodologias de ensino e instala√ß√Ķes f√≠sicas que atendem √†s demandas do curso.¬†

Entre as 68 institui√ß√Ķes que concorreram com um √ļnico curso na categoria Excel√™ncia especializada, somente seis em todo o pa√≠s receberam cinco estrelas. O curso de Administra√ß√£o P√ļblica da FJP alcan√ßou esta classifica√ß√£o tamb√©m nos anos de 2006, 2008, 2009, 2014, 2015 e 2016.

Segundo a diretora geral em exerc√≠cio da Escola de Governo, Laura da Veiga, a qualifica√ß√£o do curso de Administra√ß√£o P√ļblica na categoria m√°xima nos √ļltimos anos sinaliza, mais uma vez, o acerto da combina√ß√£o virtuosa entre a dedica√ß√£o de um corpo docente altamente qualificado t√©cnica e academicamente com processos regulares de revis√£o da estrutura curricular para oferecer uma forma√ß√£o que articule abordagens te√≥rico-metodol√≥gicas atualizadas.

A diretora tamb√©m aponta a exposi√ß√£o de um corpo discente s√©rio e motivado, experi√™ncias supervisionadas na solu√ß√£o de problemas enfrentados pela administra√ß√£o p√ļblica estadual e de v√°rios munic√≠pios mineiros, ou por segmentos socialmente vulner√°veis.

‚ÄúDisciplinas optativas e projetos aplicados, est√°gios extracurriculares, participa√ß√£o em projetos de imers√£o municipal ou em projetos de apoio a grupos vulner√°veis e o protagonismo discente comp√Ķem o rico am√°lgama do cotidiano da Escola. Esta premia√ß√£o deve tamb√©m ser compartilhada com o Governo mineiro, que tem sido sens√≠vel √† manuten√ß√£o do curso de gradua√ß√£o, apesar da crise fiscal‚ÄĚ, afirma.

Gradua√ß√£o - Oferecido de forma gratuita, o curso de Administra√ß√£o P√ļblica da FJP corresponde √† segunda etapa do Concurso P√ļblico para o Cargo de Especialista em Pol√≠ticas P√ļblicas e Gest√£o Governamental (EPPGG) do Governo de Minas. A gradua√ß√£o tem dura√ß√£o de quatro anos, per√≠odo em que os estudantes recebem uma bolsa de estudos¬†mensal correspondente a um sal√°rio m√≠nimo. ¬†Ap√≥s formados, os bachar√©is recebem o t√≠tulo de Administradores P√ļblicos e s√£o nomeados para atuar como EPPGG em um dos diversos √≥rg√£os e entidades da administra√ß√£o direta, aut√°rquica e fundacional do poder executivo estadual.

Essenciais para o aprimoramento da gest√£o p√ļblica em Minas Gerais, os EPPGG s√£o aptos a trabalhar nas √°reas de planejamento e avalia√ß√£o, administra√ß√£o financeira e or√ßament√°ria, contabilidade, moderniza√ß√£o da gest√£o, racionaliza√ß√£o de processos, gest√£o e tecnologia da informa√ß√£o, recursos log√≠sticos, recursos materiais, recursos humanos e administra√ß√£o patrimonial.

Excel√™ncia - Karina Rabelo, pesquisadora do N√ļcleo de Estudos em Seguran√ßa P√ļblica da FJP e professora da disciplina Sociologia das Organiza√ß√Ķes na gradua√ß√£o da Escola de Governo, afirma que a excel√™ncia do curso de Administra√ß√£o P√ļblica da institui√ß√£o se deve a tr√™s pilares.

‚ÄúTemos estudantes realmente comprometidos, predispostos a um bom desempenho e que passaram por um rigoroso mecanismo de sele√ß√£o para estarem aqui. Por outro lado, os professores possuem forma√ß√£o consistente, sendo uma parte consider√°vel com experi√™ncia em pesquisa, o que incrementa as aulas e amplia sua din√Ęmica‚ÄĚ, avalia. ‚ÄúPara fechar este trip√©, o curso apresenta uma perspectiva te√≥rica e acad√™mica que se equilibra a uma forma√ß√£o de natureza t√©cnica, aproximando efetivamente os alunos das atividades que ir√£o desempenhar enquanto servidores‚ÄĚ, declara.¬†

Para a tamb√©m professora e pesquisadora da FJP, Ros√Ęnia Sousa, receber mais uma vez o selo de qualidade do Guia do Estudante √© motivo de satisfa√ß√£o pelo reconhecimento de um esfor√ßo conjunto de docentes, discentes e da pr√≥pria Escola de Governo.

‚ÄúO sucesso do curso, no meu entendimento, est√° relacionado n√£o s√≥ √† exist√™ncia de um corpo docente qualificado, que alia saber te√≥rico e experi√™ncia na administra√ß√£o p√ļblica, mas tamb√©m a estudantes cada vez mais motivados, especialmente ap√≥s a introdu√ß√£o de uma s√©rie de atividades de extens√£o, que t√™m possibilitado a viv√™ncia no cotidiano da administra√ß√£o p√ļblica estadual e municipal, aproximando-os da realidade que ir√£o encontrar depois de formados‚ÄĚ, assegura.

A aluna Caroline Ribeiro, do quarto per√≠odo da gradua√ß√£o, comemora o selo e afirma que o Csap superou suas expectativas. ‚Äú√Č muito gratificante estudar na Escola de Governo. Desde os primeiros per√≠odos temos muitas oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala, especialmente com os projetos de extens√£o, como o Programa de Internato em Administra√ß√£o P√ļblica (Prinagem), em que vivenciamos o dia a dia da gest√£o p√ļblica municipal durante quatro semanas, per√≠odo no qual acompanhamos de perto a rotina da administra√ß√£o local em munic√≠pios mineiros e podemos propor solu√ß√Ķes para as diversas demandas apresentadas‚ÄĚ, destaca.

A estudante aponta ainda outros diferenciais do curso. ‚ÄúA maior parte dos nossos professores s√£o tamb√©m pesquisadores da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro e lidam diretamente com as pol√≠ticas p√ļblicas que estudamos, o que torna o aprendizado muito mais din√Ęmico e ilustrativo‚ÄĚ.

Sobre a possibilidade de atua√ß√£o profissional, Caroline ressalta a concilia√ß√£o entre os dois temas que mais a atraem. ‚ÄúNo Estado, n√£o √© poss√≠vel pensar pol√≠ticas p√ļblicas sem trabalhar a gest√£o, assim como n√£o h√° gest√£o sem pol√≠ticas p√ļblicas. Essas s√£o as √°reas a que eu sempre quis me dedicar e s√≥ no curso de Administra√ß√£o P√ļblica elas caminham juntas‚ÄĚ, pontua.

Atualmente no sexto per√≠odo, Giuliano Bonazzi cita o fil√≥sofo americano Michael Sandel para explicar como v√™ sua forma√ß√£o. ¬†‚ÄúEm sua primeira aula de Justi√ßa e Filosofia Pol√≠tica, em Harvard, Sandel alerta a seus novos alunos que o curso traz certos riscos, pois provoca a reflex√£o e leva a uma nova perspectiva de autoconhecimento‚ÄĚ, diz. ‚ÄúEm suas palavras, nos tira de um ambiente familiar e aceit√°vel e o torna estranho, convidando e provocando uma nova maneira de ver. Isso reflete bem o curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro‚ÄĚ, explica.

O estudante tamb√©m aponta os projetos de extens√£o como fundamentais para garantir a excel√™ncia na forma√ß√£o acad√™mica. ‚ÄúTais a√ß√Ķes nos permitem traduzir nossos anseios de mudan√ßa em realidade, pois as atividades favorecem o exerc√≠cio da consci√™ncia social, a iniciativa e a proatividade, al√©m de ampliar o contato entre alunos e professores, o que gera parcerias e coopera√ß√£o‚ÄĚ, afirma.

‚ÄúO reconhecimento que o curso det√©m tanto no Brasil como internacionalmente √© algo que nos abre portas para v√°rias experi√™ncias, inclusive no exterior, que ampliam nossa vis√£o e nossa capacidade para atuar em prol de uma administra√ß√£o p√ļblica profissional, eficiente, inclusiva e com responsabilidade social‚ÄĚ, conclui Bonazzi.

Guia do Estudante - Publica√ß√£o anual com informa√ß√Ķes sobre profiss√Ķes universit√°rias, o Guia do Estudante apresenta e avalia, desde 2006, os cursos superiores brasileiros, o mercado de trabalho e as √°reas de atua√ß√£o com o objetivo de valorizar e reconhecer e fomentar a busca pela excel√™ncia no ensino.

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

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