5.3.2018 - Taxa de desocupação cai ao longo de 2017 em Minas Gerais

Agência Minas

Segunda-feira, 5 de março de 2018

Fundação João Pinheiro apresenta estatísticas de emprego e renda relativas ao ano passado

No 4¬ļ trimestre de 2017 a taxa de desocupa√ß√£o em Minas Gerais foi estimada em 10,6%, apresentando queda de -1,6 ponto percentual em compara√ß√£o com o trimestre imediatamente anterior (12,3%). No Brasil, a taxa de desocupa√ß√£o verificada foi de 11,8%. A queda foi ainda maior na compara√ß√£o com o 1¬ļ trimestre de 2017, quando a taxa chegou a¬†13,7%. As informa√ß√Ķes foram publicadas pela¬†Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro¬†na plataforma¬†FJP Dados.

No estado, a popula√ß√£o em idade para trabalhar (17,5 milh√Ķes) representou 82,9% do n√ļmero total de pessoas (21,2 milh√Ķes). Desse grupo que pode exercer alguma atividade (14 anos ou mais de idade), 63,8% fazem parte da popula√ß√£o economicamente ativa (PEA) e 36,2% est√£o fora da for√ßa de trabalho.

Do total de desocupados, as mulheres ainda t√™m mais dificuldade para encontrar um emprego, com a taxa de desocupa√ß√£o de 12,4%, contra 9,3% estimados para os homens. Segundo o pesquisador da FJP Glauber Silveira, ‚Äúapesar das mulheres serem maioria na popula√ß√£o em idade de trabalhar (51,6%), entre as pessoas ocupadas verificou-se a predomin√Ęncia de homens (56,0%)‚ÄĚ.

Embora menor do que as taxas apuradas nos tr√™s trimestres anteriores, pessoas na faixa et√°ria de 18 a 24 anos permaneceram √† frente na taxa de desocupa√ß√£o, com 22,8% registrados no 4¬ļ trimestre de 2017 (Tabela 1).

A taxa de desocupação aferida para o contingente de pessoas com ensino superior completo (5,6%) é a menor desde o segundo trimestre de 2016. No recorte por raça/cor, observou-se que a taxa de desocupação dos que se declararam brancos (7,8%) ficou abaixo dos que se declaram pretos (13,5%) ou pardos (12,3%).

Silveira ainda ressalta que ‚Äúa taxa de desocupa√ß√£o por sexo, idade, n√≠vel de instru√ß√£o e ra√ßa/cor caiu ao longo do ano devido √† recupera√ß√£o da economia em 2017‚ÄĚ.

Na √ļltima sexta-feira, os mineiros j√° haviam recebido outra boa not√≠cia: o estado teve um saldo positivo de 8.336 vagas de trabalho em janeiro deste ano, o melhor resultado desde 2012. O resultado reverteu o comportamento negativo nos tr√™s √ļltimos anos. Dessas vagas, 5.187 foram abertas no interior do estado. "Minas Gerais tem 132 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), mantido pelo governo e munic√≠pios. No ano passado, atendemos 2 milh√Ķes de pessoas", diz o subsecret√°rio de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Defesa Social, Sedese ,Ant√īnio Roberto Lambertucci.¬†

Rendimentos

No 4¬ļ trimestre de 2017, o rendimento m√©dio real do trabalho principal, habitualmente recebido por m√™s pelas pessoas de 14 anos ou mais ocupadas foi estimado em R$ 1.804 para Minas Gerais.

Esse resultado apresentou estabilidade em relação ao terceiro trimestre de 2017 e aumento em relação ao quarto trimestre de 2016 (Tabela 2).