20.12.2017 - Prêmio Inova Minas Gerais anuncia vencedores da sua segunda edição

Ideias e iniciativas inovadoras apresentadas pelos servidores do Estado foram contempladas com prêmios em dinheiro, troféus e certificados

Em cerim√īnia realizada nesta quarta-feira (20/12), no audit√≥rio JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foram anunciados os vencedores do 2¬ļ Pr√™mio Inova Minas Gerais.

De um total de 184 avaliadas, foram contempladas na solenidade 34 ideias e iniciativas inovadoras no √Ęmbito da presta√ß√£o de servi√ßos √† sociedade e da melhoria da gest√£o p√ļblica.

Dentre os finalistas, 12 receberam pr√™mios em dinheiro (R$ 5 mil; R$ 3,5 mil e R$ 2 mil para os tr√™s primeiros colocados de cada modalidade das duas categorias exsitentes) e outros quatro foram contemplados com ‚Äúmen√ß√£o honrosa‚ÄĚ. O Pr√™mio Inova Minas Gerais √© promovido pelo¬†Governo de Minas Gerais, por meio de parceria entre a¬†Secretaria de Planejamento e Gest√£o (Seplag)¬†e a¬†Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP).

A servidora da¬†Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Emiliana Alves Drumond, subiu ao palco para destacar a import√Ęncia do Pr√™mio Inova Minas Gerais para a implanta√ß√£o do seu trabalho. Ela foi a terceira colocada no ano passado na modalidade Inova√ß√£o em Pol√≠ticas P√ļblicas, com o projeto 'Cidade Inclusiva: Libras na CA'.

"O Pr√™mio foi muito importante no sentido de dar visibilidade ao projeto, trazendo √† tona essa quest√£o social. O projeto despertou interesse da Sedese, que tinha interesse em capacitar 700 servidores dos postos do SINE na l√≠ngua de sinais. A Pr√≥-Reitoria de Extens√£o da Uemg ent√£o articulou a estrutura√ß√£o de um curso a dist√Ęncia e que j√° est√° sendo ofertado desde novembro passado‚ÄĚ, destacou.

Vencedores

O 1¬ļ lugar na modalidade Inova√ß√£o em Processos Organizacionais (categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso) ficou com o projeto ‚ÄúResolu√ß√£o de lit√≠gios contratuais envolvendo a Administra√ß√£o P√ļblica e um ente privado por meio de arbitragem extrajudicial‚ÄĚ, dos servidores Felipe Melo Rocha, Leonardo Nunes de Souza e Samira Marx Pinheiro, da¬†Secretaria de Estado de Transportes e Obras P√ļblicas (Setop), e Paulo Valadares Versiani Caldeira Filho, da¬†Advocacia Geral do Estado (AGE).

O projeto foi fundamental para resolver uma disputa judicial envolvendo uma concession√°ria de rodovia e o Governo do Estado, sendo a primeira senten√ßa arbitral em Minas e a segunda no pa√≠s envolvendo a administra√ß√£o p√ļblica.

J√° o vencedor na modalidade Inova√ß√£o em Pol√≠ticas P√ļblicas (tamb√©m da categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso) foi o projeto ‚ÄúA experi√™ncia de Minas Gerais na assist√™ncia t√©cnica para elabora√ß√£o e adequa√ß√£o dos planos municipais de educa√ß√£o em conformidade com o novo Plano Nacional de Educa√ß√£o - Lei n¬ļ13.005/2014‚ÄĚ, dos servidores Diego Freitas, da¬†Secretaria Estado de Educa√ß√£o (SEE), e Yan do Carmo, da¬†Secretaria de Casa Civil e de Rela√ß√Ķes Institucionais (Seccri).

O trabalho se baseia na constituição de uma rede de assistência técnica entre o Ministério da Educação, a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação para oferecimento de auxílio técnico de forma que os municípios de Minas Gerais pudessem, em um ano, elaborar/adequar seus Planos Municipais de Educação.

A modalidade Inova√ß√£o em Processos Organizacionais (categoria Ideias Inovadoras Implement√°veis) foi vencida pelo projeto ‚ÄúOtimiza√ß√£o de Compras P√ļblicas: cria√ß√£o de um banco de pre√ßos com integra√ß√£o dos dados da nota fiscal eletr√īnica de Minas Gerais‚ÄĚ, de autoria dos servidores Gabriel Nepomuceno, Hudson Botelho, Marcio da Silva, Pedro Vinicius Campos e Rodrigo Eduardo Castilho, da¬†Secretaria de Estado de Fazenda (SEF); e Irina Coelho, da Seplag.

A ideia prop√Ķe a cria√ß√£o de um banco de pre√ßos integrando informa√ß√Ķes da base de dados da Nota fiscal eletr√īnica, atrav√©s da plataforma Big Data, o que permitir√° ao Estado ter maior precis√£o na defini√ß√£o de pre√ßos de refer√™ncia.

Por fim, os vencedores da modalidade Inova√ß√£o em Pol√≠ticas P√ļblicas (tamb√©m da categoria Ideias Inovadoras Implement√°veis) foram os servidores Elder Carlos Junior, da Secretaria de Casa Civil e de Rela√ß√Ķes Institucionais (Seccri); Pedro Henrique Costa e Wesley Matheus de Oliveira, da¬†Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Eles competiram com o projeto ‚ÄúAproCIMA: Monitoramento via sat√©lite de comunidades isoladas, malha rodovi√°ria e produ√ß√£o agr√≠cola do Estado de Minas Gerais‚ÄĚ. A ideia proposta √© a¬†implementa√ß√£o de monitoramento via sat√©lite para mapear comunidades isoladas, malha rodovi√°ria e produ√ß√£o agr√≠cola com o objetivo de aperfei√ßoar a a√ß√£o governamental, principalmente no atendimento √†s pessoas em situa√ß√£o de vulnerabilidade.

>>> Clique aqui (http://www.planejamento.mg.gov.br/sites/default/files/documentos/gestao-de-pessoas/premio-inova-minas-gerais/vencedores_ii_premio_inova.pdf)

para acessar a relação com todos os vencedores da segunda edição do Prêmio Inova Minas Gerais.

Os an√ļncios dos vencedores foram feitos pela subsecret√°ria de Gest√£o de Pessoas da Seplag, Warlene Salum Drumond; pelo presidente da FJP, Roberto do Nascimento Rodrigues; pelo subsecret√°rio de Gest√£o da Estrat√©gia Governamental da Seplag, Ot√°vio Maia Martins; e pela chefe de Gabinete da Seplag, L√≠gia Alves Pereira.