Fundação João Pinheiro promove seminário virtual sobre avaliação de políticas públicas

Evento é parte da Semana Internacional de Avaliação gLOCAL 2020

 Entre os dias 1 e 5 de junho instituições de todo o mundo irão promover eventos virtuais focados no compartilhamento de conhecimentos e práticas na área de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas. A iniciativa, que ocorre anualmente, ganhou o nome de Semana Internacional de Avaliação gLOCAL. Em 2020, a Fundação João Pinheiro participa pela terceira vez da programação e irá promover, em parceria com a Herkenhoff & Prates, no dia 2 de junho, às 14h, o webinar Avaliação de políticas públicas para além da avaliação de impacto. O acesso à transmissão pode ser feito pelo link https://us02web.zoom.us/j/86124711707.

Voltado para acadêmicos, gestores públicos, formuladores de políticas públicas, profissionais de M&A, estudantes e demais interessados no tema, o webinar tem o objetivo de discutir as características, potencialidades e usos de diferentes tipos de avaliação. A ideia é ampliar o conhecimento sobre metodologias aplicadas ao campo de M&A para além dos estudos de impacto e sobre outros tipos de avaliação, tais como a executiva, a participativa e colaborativa, que agregam elementos importantes para o papel formativo das práticas avaliativas na gestão pública.

Temas e convidados

  • Avaliação executiva: o que é, como é realizada, limites e possibilidades
    • Cinthia Bechelaine: (gerente de gestão da estratégia no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG) 
  • Avaliação participativa, colaborativa e empoderadora: aproximações e diferenças, princípios, práticas, pontos fortes e fragilidades
    • Edgilson Tavares de Araújo (professor adjunto da Escola de Administração da UFBA, na área de administração pública e gestão social)
  • O uso de tecnologias em diferentes tipos de avaliação: indo além dos modelos econométricos
    • Flávio Cireno (pesquisador adjunto da Fundação Joaquim Nabuco e consultor da Herkenhoff & Prates)

Moderação: Carla Bronzo (Pesquisadora, professora e diretora adjunta da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro)