FJP resgata trajetória do desenvolvimento em administração no Estado

Em transmissão ao vivo, pesquisadores relembram a história do CDA, antigo centro de pesquisas que marcou a história da instituição

Nesta próxima quarta-feira, 11 de novembro, a Fundação João Pinheiro – FJP recebe os pesquisadores Giovanni Caixeta e Ana Paula Salej para mais uma live comemorativa dos 50 anos da instituição. Desta vez, o tema do bate-papo será CDA: uma trajetória em prol do desenvolvimento em administração no Estado de Minas Gerais, foco do ensaio de mesmo nome assinado por Caixeta, escrito para o livro que irá marcar o cinquentenário da FJP. A transmissão acontece a partir das 17h, na plataforma Zoom: https://is.gd/live50anosCDA.

Criado em 1972, o Centro de Desenvolvimento em Administração (CDA/FJP) foi concebido para ser um núcleo de excelência na qualificação de quadros gerenciais em Minas Gerais. Até então, em meio a um processo de industrialização, o Estado não contava com bons programas de especialização e pós-graduação voltados para a área gerencial. Paralelamente, o CDA prestou consultorias para a modernização administrativa de órgãos públicos e entidades privadas, participou de processos de institucionalização de estatais e desenvolveu pesquisas na área da administração. Pioneiro em seu formato, o CDA colocou a FJP em evidência no país.

Convidados – Giovanni Caixeta é mestre em administração pública pela Fundação João Pinheiro e graduado em administração e em ciências contábeis, ambos pelo Centro Universitário Newton Paiva. É pesquisador aposentado da FJP e professor da PUC-Minas. Ana Paula Salej é doutora e mestre em ciência política pela UFMG, especialista em administração e graduada em economia e comércio exterior.  É pesquisadora da FJP e professora de administração pública da Escola de Governo/FJP.