FJP divulga programação de cursos para o 1º semestre

A Fundação João Pinheiro divulgou a programação de cursos agendados para o primeiro semestre de 2021 e, entre as opções, estão cursos de capacitação gratuitos e sob investimento, programas de formação em liderança e especialização na área de gestão financeira.

Entre as áreas contempladas pelos cursos de capacitação de curta duração, as opções são Gestão orçamentária e financeira; Elaboração de projeto básico e Termo de Referência; Análise de indicadores; Métodos de contratação na administração pública – Licitação avançada e contratos; Elaboração e gerenciamento de projetos; Contabilidade aplicada ao setor público; e Formação de pregoeiros. As ementas, datas, horários e demais informações estão disponíveis no site da FJP e as inscrições já estão abertas.

Os cursos gratuitos de capacitação, que também já estão com inscrições abertas na página da FJP, são Introdução ao monitoramento e avaliação de políticas públicas com foco na terceira idade; Controle na administração pública; Criatividade e inovação; e Noções de direito administrativo. Todos os cursos de capacitação serão ministrados a distância, na plataforma Zoom.

No nível de pós-graduação, a FJP recebe até 12 de março inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Gestão Financeira e Orçamentária no Setor Público – Turma 2021-2023. O Edital 5/2020 já está disponível no site da instituição e as inscrições, no valor de R$ 60, podem ser feitas no endereço http://academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo.

Programas – Também estão abertas as inscrições para o Programa de Liderança para a Retomada Econômica (PLR), que irá capacitar – também a distância – prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Desenvolvimento Econômico para a condução dos processos de retomada econômica em municípios e regiões de Minas Gerais. Iniciativa da FJP em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o Indi, a Agência Metropolitana e a Associação Mineira de Municípios (AMM), o PLR recebe inscrições até 8 de fevereiro.

Para esse programa, cada município poderá inscrever até dois participantes preenchendo, até 8 de fevereiro, o formulário disponível na página da FJP. Entre os inscritos, os municípios serão selecionados por meio de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos daqueles mais afetados pela pandemia no estado e não haverá custos para as localidades participantes.

Encerrando a lista de cursos, o Programa de Liderança e Gestão (PLG), criado para capacitar gestores públicos para atuarem de forma inovadora e estratégica e para articularem ações, recursos e pessoas em contextos de incertezas e mudanças, recebe inscrições até 12 de fevereiro. Com início previsto para 9 de março, o PLG tem carga horária e 64 horas, divididas em cinco módulos, oficinas e mentoria.