FJP discute impactos da pandemia sobre as mulheres

Principal responsável pelas funções de cuidado na sociedade, população feminina se viu ainda mais sobrecarregada no período de isolamento social

Desde o início de 2020, muitas mulheres se viram em uma situação ainda mais complexa em sua já pesada rotina: como conciliar trabalho e cuidado – com a casa, filhos, parentes – durante o período de isolamento social? Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre as principais responsáveis pelas funções do cuidado na sociedade é o assunto do próximo encontro virtual da programação especial da Fundação João Pinheiro para o mês da mulher, marcado para esta sexta-feira, 19. Com o tema O Impacto da Pandemia na Vida das Mulheres: Quem Cuida de Quem Cuida?, o evento será transmitido a partir das 17h pelo canal da FJP no YouTube (is.gd/YouTube/FJP).

A ideia é possibilitar a discussão a partir de perspectivas diferentes: do aprofundamento das desigualdades entre e sobre as mulheres de maneira geral; dos impactos das novas formas impostas de educação digital e sua relação com a sobrecarga feminina, especialmente as mães e as professoras; do ponto de vista das dificuldades específicas da mulher que vive na periferia e as experiências surgidas para enfrentá-las. A mesa virtual desta sexta terá a abertura da diretora-geral da Escola de Governo da FJP, Maria Isabel Rodrigues, e moderação de Jessyka Martins, integrante do Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade (Egedi/FJP).

Convidadas – Mariana Mazzini Marcondes é professora adjunta de Administração Pública e Gestão Social e do programa de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mariana é doutora em Administração Pública e Governo (FGV), mestre em Política Social (UnB) e graduada em Direito (USP).

Mariela Aguiar Villela é formada em Letras (UFMG) e doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosario (UNR – Argentina), com o tema Letramento Digital, Inclusão e Políticas Públicas. É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Contagem, exerce a função de professora de língua portuguesa no ensino fundamental III e atua como secretária do Conselho Diretor da Escola CEI Integral.

Scheylla Bacellar é educadora social e dançarina. Utiliza a dança (afro house, hip hop dance e funk) como ferramenta de trabalho em projetos e programas como Meninos no Parque, Fica Vivo, Escola Integrada, Circuito Usiminas e Casas de Semiliberdade, entre outros. Promove encontros culturais e rodas de conversa e debates no aglomerado da Serra e em Belo Horizonte e é umas das fundadoras da Coletiva Mulheres da Quebrada, que tem foco no cuidado e no afeto com mulheres do aglomerado da Serra.

Março Mulher – Todos os anos, em março, quando se comemora o dia internacional da mulher (8), a FJP promove atividades acadêmicas e abertas ao público sobre questões pertinentes ao universo feminino. Em 2021, já foram realizados dois debates, e a programação conta com outros três encontros nos dias 19, 26 e 31. Todos os eventos do Março Mulher na FJP são planejados pelo Grupo de Estudos Estado, Gênero e Diversidade (Egedi/FJP), que, desde 2014, se dedica à discussão e à pesquisa sobre esses temas.

19 de março, [sexta-feira], às 17h

O Impacto da Pandemia na Vida das Mulheres: Quem Cuida de Quem Cuida?

Transmissão ao vivo: is.gd/YouTubeFJP

Próximas mesas virtuais: