Envelhecimento populacional é tema de novo curso da FJP

A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe até 8 de março inscrições para o curso de capacitação Envelhecimento Populacional e Políticas Públicas. Com carga horária de 20 horas, o curso acontece entre 15 e 26 de março, das 8h às 10h, na plataforma Zoom.

Voltado para gestores e formuladores de políticas públicas, acadêmicos, estudantes, sociedade civil e demais interessados, o curso tem o objetivo de possibilitar a compreensão do envelhecimento populacional e suas implicações na realidade socioeconômica e para as políticas públicas.

As aulas serão divididas em três módulos. O primeiro, de oito horas, abordará o conceito de transição demográfica, o impacto das mudanças demográficas na estrutura etária da população, o conceito de bônus demográfico e as oportunidades e os desafios do envelhecimento populacional.  Também serão discutidas a transição demográfica no Brasil e em alguns países selecionados, com a apresentação de dados de Minas Gerais e do impacto da Covid-19 nas taxas de mortalidade de idosos no Brasil.

Com seis horas, o segundo módulo tratará da relação entre envelhecimento populacional e pobreza, seguridade social e saúde. No terceiro e último módulo, também de seis horas, as políticas de proteção social e atenção à população idosa serão o tema. Para encerrar a capacitação, os professores Denise Helena França M. Maia (FJP) e Rodrigo Marques Costa (Sedese) promoverão uma roda de conversa com os participantes sobre os desafios e as perspectivas para os próximos anos.

Professores – Denise Helena França M. Maia é economista com doutorado em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Populacionais da Fundação João Pinheiro, tem experiência em dinâmica demográfica (fecundidade, mortalidade e migração), projeções populacionais, elaboração de indicadores de desenvolvimento humano e manipulação de grandes bases de dados. Trabalha na área de demografia e mercado de trabalho.

Rodrigo Marques da Costa é graduado em educação física pela Universidade Vale do Rio Verde – Unincor  – Três Corações e especialista em gerontologia social pela Uniara. É coordenador estadual de políticas para a pessoa idosa na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)  e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEI/MG). 

Curso de capacitação Envelhecimento Populacional e Políticas Públicas

De 15 a 26 de março, das 8h às 10h (aulas ao vivo na plataforma Zoom)

Inscrições: http://fjp.mg.gov.br/cursos-abertos/

Investimento: R$ 571,23 (quinhentos e setenta e um reais e vinte e três centavos).