Dúvidas frequentes

Por ser uma instituição pública, os cargos na FJP são ocupados, majoritariamente, por aprovados em concurso público. Ocasionalmente são ofertadas vagas para estágios ou bolsistas em áreas específicas.

O curso de graduação em administração pública é a segunda etapa de um concurso público anual promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Fundação João Pinheiro (FJP) para provimento de cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Os interessados devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano corrente como etapa classificatória para esse concurso. Os candidatos classificados na primeira etapa ingressam na graduação, que é a segunda etapa do concurso, e recebem bolsa de estudos mensal no valor de um salário mínimo durante todo o curso. As aulas são ministradas no campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70 – São Luiz), pela manhã e/ou à tarde. Cumpridos todos os requisitos legais ao longo dos quatro anos da graduação, os formados são lotados no quadro de pessoal da Seplag e nomeados para atuar em um dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual, conforme critério de alocação estabelecido pela Seplag. A nomeação é realizada conforme prazo previsto em edital.

Saiba mais: https://fjp.mg.gov.br/graduacao/

As bolsas de estudos para cursos de especialização obedecem ao disposto na Resolução Seplag n. 027 de 28 de junho de 2007, que estabelece em seu artigo 3º os critérios para essa concessão, observados a disponibilidade orçamentária e financeira e o interesse institucional.

Sim. O mestrado possui uma cota de bolsas de estudos concedidas pela Capes, pelo CNPq e pela Fapemig. A distribuição é renovada anualmente entre os aprovados no processo seletivo, desde que atendam ao perfil exigido pela bolsa. As bolsas são concedidas por 24 meses.

O déficit habitacional é calculado anualmente e considera a falta ou inadequação do estoque urbano de moradias no Brasil, para unidades da Federação e regiões metropolitanas selecionadas.

Todas as edições da pesquisa estão disponíveis em https://fjp.mg.gov.br/deficit-habitacional-no-brasil/

A Fundação João Pinheiro é responsável pelos cálculos e disponibiliza mensalmente os valores devidos a cada município mineiro, distribuídos por índices temáticos. Para consultar os valores, acesse www.fjp.mg.gov.br/robin-hood/ e selecione “Transferências” no menu lateral esquerdo. Selecione “Pesquisa por critério” ou “Pesquisa por município”, preencha os dados solicitados e clique em “Pesquisar”.

Acesse a plataforma www.atlasbrasil.org.br e selecione, na área de busca, “Município”. Escreva o nome da cidade e consulte o perfil da sua localidade.

Acesse a página www.imrs.fjp.mg.gov.br e clique em “Visualizar perfil”. Clique em “Selecionar município”, escolha as opções de interesse e o município. Clique em “Visualizar perfil”.

Acesse a página www.imrs.fjp.mg.gov.br e clique em “Gerar consultas”. Selecione uma dimensão primária, os dados a serem exibidos e conclua sua pesquisa. O resultado será exibido em formato de tabela, mas também é possível visualizar os dados em diversos tipos de gráficos ou fazer o download em formato CSV.

A Fundação João Pinheiro divulga o PIB de Minas Gerais por trimestre. A divulgação do resultado anual tanto do Estado quanto dos 853 municípios, por questões metodológicas, é realizada anualmente, com defasagem de dois anos. Por exemplo: em 2019 a FJP divulgou o PIB de Minas referente ao ano de 2017.

Acesse a série histórica do PIB em https://fjp.mg.gov.br/produto-interno-bruto-pib-de-minas-gerais/

A divulgação do Produto Interno Bruto estadual engloba informações referentes à composição setorial do PIB mineiro, expressas em valores correntes e variações de volume. Em nível municipal, as informações se referem aos grandes grupos de atividade econômica das cidades e regiões do estado e são expressas em valores correntes, o que possibilita identificar a participação de cada município e região no total do estado.

As obras podem ser adquiridas presencialmente ou por encomenda. Os livros estão disponíveis para compra na sede da Fundação João Pinheiro (Alameda das Acácias, 70, São Luiz / Pampulha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso opte por encomendar, após escolher no site fjp.mg.gov.br as obras que deseja adquirir, o interessado deve solicitar pelo telefone (31) 3448-9450, ou por email  colecao.mineiriana@fjp.mg.gov.br / davidson.figueiredo@fjp.mg.gov.br a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento. O envio pode ser feito pelos correios, ou os livros podem ser retirados na FJP, mediante apresentação do comprovante de pagamento.

As inscrições são abertas sempre no mês de janeiro e o prazo é divulgado no site e perfis da FJP nas mídias sociais.

Atividade originária da Escola de Governo/FJP, o Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) abre inscrições para municípios duas vezes por ano, geralmente nos meses de abril e setembro, conforme divulgação realizada no site da FJP. A atividade de assessoramento técnico é prestada nos meses de janeiro e julho, durante as férias escolares.

Em caso de dúvidas, os municípios podem entrar em contato com a Gerência de Extensão e Relações Institucionais da Escola de Governo da FJP por e-mail (agnez.saraiva@fjp.mg.gov.br ou roberto.souza@fjp.mg.gov.br) ou por telefone (31-3448-9606 ou 31-3448-9594).

Quando o município é selecionado, a prefeitura assina um acordo de cooperação com a FJP. Os únicos custos para o município referem-se ao transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes.

Os estudantes da Escola de Governo/FJP, sob a orientação de professores, desenvolvem atividades nas áreas de gestão e melhoria de processos e de políticas públicas. Os estudantes estão aptos a apoiar as prefeituras, por exemplo, na elaboração de leis orçamentárias e planos municipais; nos processos de gestão de pessoas; no diagnóstico da gestão municipal; na elaboração de carta de serviços; nos processos de licitação e compras; e na proposição de melhorias de serviços e políticas públicas, entre outras áreas. Os alunos podem também oferecer oficinas para servidores, secretários municipais, conselheiros de políticas, para a população e para as escolas, de acordo com as necessidades identificadas para cada localidade.

Podem fazer empréstimos de livros na biblioteca da FJP alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, especialização, mestrado e outros; professores da Escola de Governo; funcionários ativos pertencentes ao quadro de pessoal da FJP; usuários de bibliotecas e instituições que mantêm convênio com a biblioteca da FJP; prestadores de serviços ativos da Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) e da Associação Profissional do Menor de Belo Horizonte (Assprom); consultores, durante o prazo estabelecido para a prestação da consultoria. Os demais interessados podem retirar o material apenas para consulta local e cópia, mediante apresentação do documento de identidade.

As monografias – graduação e especialização – que foram autorizadas pelos autores (alunos) a serem disponibilizadas na Internet, podem ser acessadas através do Repositório de Monografias da Escola de Governo no endereço http://monografias.fjp.mg.gov.br/

As dissertações dos alunos do curso de Mestrado em Administração Pública estão disponíveis para consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil através do endereço: https://bdtd.ibict.br/vufind/