Cursar graduação em administração pública

| SERVIÇO

O que é

O Curso de Graduação em Administração Pública (Csap) destina-se à formação de servidores públicos preparados para atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial e na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, constituindo-se em um instrumento fundamental para a modernização do Serviço Público. Apresenta um caráter peculiar, na medida em que articula o concurso público com o ingresso dos seus bacharéis em administração pública em uma carreira de Estado, a de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, apresentando a dupla natureza de um concurso público e um curso de nível superior.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadãos com Ensino Médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou com certificação de Ensino Médio, que tenham realizado o Enem do ano corrente do concurso público que visa o provimento de cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e que tenham inscrição e aprovação dentro do número de vagas ofertadas no Edital do referido concurso.

Etapas para realização deste serviço

1 Realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e suas provas objetivas e prova de redação

O Enem, atualmente, é a primeira etapa do concurso público. Assim, os interessados deverão se submeter ao Enem do ano corrente do edital do referido concurso público. 

CANAIS DE PRESTAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

  • Documento de identidade (RG)
  • Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF

VALOR

Consultar no edital do Enem

2 Realizar a inscrição no concurso público

Além de se inscrever no Enem, os interessados deverão também realizar a inscrição no concurso público que visa o provimento de cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Para inscrição a alguma vaga reservada, o candidato deverá consultar o Edital do Concurso Público do ano corrente e verificar as especificidades. 

CANAIS DE PRESTAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

  • Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF
  • Número do Enem do ano corrente

VALOR

Consultar no edital do concurso

3 Ser aprovado dentro do limite de vagas

Os interessados deverão acompanhar os resultados divulgados no sítio eletrônico da FJP.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

4 Realizar a matrícula no Csap

CANAIS DE PRESTAÇÃO

PRESENCIAL

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Alameda das Acácias, 70, 3º andar – Bairro São Luiz, Pampulha – CEP: 31.275-150 – Belo Horizonte – MG 

DOCUMENTAÇÃO

Consultar o edital do concurso público do ano corrente

Quanto tempo leva?

O curso tem a duração mínima de quatro e máxima de cinco anos.

Legislação

Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1996-12-20;9394

Lei nº 18974, de 29 de junho de 2010 – Estabelece a estrutura da carreira estratégica de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, altera as tabelas de vencimento das carreiras policiais civis de que trata a Lei Complementar nº 84, de 25 de julho de 2005, e dá outras providências. https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br;minas.gerais:estadual:lei:2010-06-29;18974

Outras informações

Para outras informações, acesse http://fjp.mg.gov.br/graduacao/ ou entre em contato com a unidade responsável, por telefone, e-mail ou formulário do Fale Conosco

Dúvidas frequentes

Não há dúvidas frequentes cadastradas.

Unidade responsável

Coordenação do Curso de Graduação em Administração Pública

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Telefone: (31) 3448-9552

Email: csap@fjp.mg.gov.br