Carlos Maurício de Carvalho Ferreira

5 de março de 1980 a 18 de março de 1983

Carlos Maurício de Carvalho Ferreira nasceu em Belo Horizonte no ano de 1937 e graduou-se em Ciências Econômicas pela  Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Face) em 1962. Foi professor titular do departamento de Ciências Econômicas da UFMG e durante a década de 1970 lecionou disciplinas como “Economia Regional”, “Técnicas de Regionalização”, “Teorias do Desenvolvimento Regional” nas universidades: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Brasília e Universidade Federal do Pará, respectivamente.

Escolhido para ser presidente da Fundação João Pinheiro, enquanto Francelino Pereira do Arena era o governador do Estado de Minas Gerais, permaneceu até a saída do mesmo do comando do executivo do estado mineiro. O Dr. Carlos Maurício de Carvalho Ferreira, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem também pós-graduação pela Universidade de Harvard. Se encarregou da função de presidência da Fundação João Pinheiro entre 1980 e 1983 momento em que já se iniciava no Brasil um processo de abertura política. Além disso, como relata o ex-presidente, a vigência do seu mandato ocorreu durante uma situação muito boa para a Fundação, uma época de grande prestígio para a instituição que era vista como uma referência na produção técnico-científica.

Durante sua permanência no cargo de Presidente, Carlos Maurício deu continuação a projetos importantes, como o Plano Sul de Minas, realizado em parceria com o Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Indi). Para desenvolver esses projetos o ex-presidente fez o possível para aproveitar as possibilidades de financiamento, seja dos projetos seja da fundação, o que exigou algumas mudanças organizacionais na Fundação.