Acessibilidade

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na Web significa permitir o acesso à Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade na Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

O sítio eletrônico da Fundação João Pinheiro – FJP está em conformidade com os padrões e normas que permitem os usuários usufruir das funcionalidades disponíveis, como a Resolução Seplag nº 40, de 19 de julho de 2008, assim como padrões de boas práticas de desenvolvimento Web (Web Standards, W3C).

Abaixo listamos os dispositivos de acessibilidade disponíveis neste sítio:

Facilitando a leitura

(Diminuir letra): Diminui o tamanho dos textos das páginas do sítio.

(Aumentar letra): Aumenta o tamanho dos textos das páginas do sítio.

(Limpar Cache): Volta para a configuração padrão do seu navegador.

Facilitando a visualização

(Alterar contraste): Altera combinação de cores do texto e fundo da tela alterando o contraste.

Leitores de tela

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também pode ser usado como um conforto do usuário.

Os portadores necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana (Basicamente, o programa lê para o usuário o que está na tela).

O sítio eletrônico da FJP possui o detalhamento necessário na codificação de suas páginas, de forma que estes leitores de tela possam realizar uma eficaz “interpretação” de todo o conteúdo do sítio.